O QUE É RETROFIT?
É um termo utilizado para caracterizar Revitalização de Edifícios para atualização profunda de sua função e/ou de suas instalações, visando a melhoria de sua utilização e/ou adequação às normas atuais.
QUANDO E POR QUE FAZÊ-LO?
Difícil resposta! Muitas vezes, fatores “subjetivos” podem pesar mais na balança do que fatores técnicos.
Em verdade, considerando-se todo o ciclo de vida útil de uma edificação, seria natural que, mesmo sendo bem conservado, com o passar do tempo, elementos das instalações comecem a ficar obsoletos, tais como desgastes do sistema hidráulico; ineficiência do sistema elétrico e telemática; sistema de ar condicionado, combate a incêndio etc.
Aliam-se a isto as novas demandas dos usuários, que têm mudado muito nos últimos anos, com equipamentos mais eficientes e compactos, e a necessidade das empresas poderem ampliar o número de funcionários, sem necessariamente ampliarem as edificações, o que nos leva a mobiliário mais compacto e a sistemas compartilhados de utilização de espaço. A tendência de aumento de vagas em home office também leva à necessidade de repensar os espaços de escritório.
O importante é analisar o contexto geral, e procurar adequar a Logística de Reforma – que tem a ver exatamente com a profundidade da mesma – e a relação custo-benefício social, principalmente se tratarmos de eventual mudança de local (deslocamento de pessoas, e/ou treinamento de novos colaboradores).
Também são fundamentais um bom projeto e um bom planejamento de obras, para que possamos antever eventuais problemas e corrigir rotas, evitando dissabores e obtendo o melhor resultado.